segunda-feira, 5 de abril de 2010

Projeto: Literatura Infantil

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Projeto: Literatura Infantil

Ler, contar e criar

Uma magia da vida

Fevereiro 2010.

Itaipulândia, Fevereiro de 2010.

Conteúdo: Projeto literatura Infantil

Justificativa:

"O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, história inventadas (tendo a criança ou os pais como personagem), livros atuais ou curtinhos, poemas sonoros e outros mais.. contados durante o dia , numa tarde de chuva, ou estando todos soltos na grama, num feriado ou domingo – ou num momento de aconchego, à noite , antes de dormir, a criança se preparando para um sono gostoso e reparador, e para um sonho rico, embalado por uma voz amada." ( ABRAMOVICH, Fanny )

A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo. Lê-se para sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer e curiosidade. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e resolver problemas. A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo, evolvendo-o em idéias, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de forma mais atraente.

E para que esta longa, criativa e produtiva viagem pelo mundo da literatura continuem faz-se necessárias dar suporte para ela e assim cada vez mais ampliar o vocabulário e a imaginação da criança.

Objetivos gerais:

Proporcionar oportunidades de utilização e produção de informação que possibilitem a aquisição de conhecimentos, a compreensão, o desenvolvimento da imaginação e o lazer, a fim de criar e manter nas crianças o hábito e prazer da leitura da aprendizagem e da utilização dos livros, das bibliotecas ao longo de suas vidas.

Despertar o interesse e o gosto pela leitura, a fim de ampliar assim o universo lingüístico da criança.

Propiciar no C.E.I a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa a fim de conhecer e representar os conjuntos de formas de pensar, agir e sentir da nossa gente, nossas crenças, expectativas e esperanças.

Apresentar as mais diversas formas de literatura, a fim de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida.

Objetivos específicos:

Familiarizar a criança com os diferentes estilos literários.

Ensinar a cuidar e compartilhar o livro.

Estimular a capacidade de síntese e de argumentação.

Estimular a criatividade.

Encorajar as crianças a contarem a versão delas da história anteriormente apresentada, deixando-as livres para acrescentarem ou retirarem fatos ou mesmo criarem novas histórias.

Encorajar as crianças a manusear os livros e contar histórias umas as outras a partir das figuras impressas nos livros manuseados.

PRÁTICA SOCIAL INICIAL ( O que o aluno já sabe )

As crianças já possuem o primeiro contado com a linguagem, através da voz da mãe. Porém para muitas dessas crianças esse é o único contato com a literatura e no CEI ela tem a oportunidade de ampliar seu conhecimento.

METODOLOGIA

· SUGESTÕES DE ATIVIDADES

· Contar, dramatizar, criar, ilustrar diferentes histórias.

· Utilizar livros de diferentes tipos, formas e tamanhos.

· Baú de histórias, com vários livros para serem lidos, trocados, contados, desenhados ou reescritos.

· Criar suspense antes de contar a história, explorar a capa do livro, suas ilustrações.

· Usar voz expressiva animando a leitura, fazendo perguntas e comentários, imitando e inventando vozes para cada um dos personagens, montando cenários e enfatizando situações emocionantes.

· Recontar a história com fantoches, com uso de “microfone”, de fantasias, na televisão.

· Caracterizar personagens (bom momento para identificar valores humanos).

· Analisar e discutir o assunto principal da história.

· Desenhar, recortar, colar, montar cenas da história.

· Cantar, recitar músicas e poemas relacionados a história.

· Contar a história e não dizer o final, pedir aos alunos imaginarem e socializarem o fim que imaginou para a história.

· Ilustrar a parte que mais gostarem da história.

· Trazer objetos que fazem parte da história, colocar numa caixa para que as crianças adivinharem o que é e qual é a parte ou a história.( Dar dicas e pistas).

· Teatro de fantoches, dramatizações.

OBS: Farse-á um rodízio entre todas as professoras do CEI para a realização deste projeto.

RECURSOS

Livros de literatura infantil, TV, dvd, radio, tapete de sala, almofadas, lápis de cor, papéis diversos, cartolinas, massa de modelar, fantoches, fantasias, baú, tecidos de cores e tamanhos diferenciados ( cenário ) televisão de papelão, microfone, tesouras, cola, objetos diversos (de acordo com a historia) ....

CATARSE

Trabalhar com a literatura infantil é abrir as cortinas do mundo para uma platéia de seres que buscam a construção do ser como sujeito de uma sociedade.

AVALIAÇÃO

Cabe ao professor deixá-los sedentos de descobertas, através da leitura e da literatura como fruição haverá a reflexão, e por fim a aprendizagem.

A literatura infantil fará com que essa aprendizagem sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.

ATENCIOSAMENTE,

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

SÔNIA PEREIRA DA LUZ

Itaipulândia, Fevereiro de 2010.

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